segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Petrópolis tem festa

A Unidade do CIEE/RIO em Petrópolis está comemorando a formatura da primeira turma de Aprendizes daquele município.

Após 24 meses de atividades laborativas e de capacitação, 13 jovens recebem a justa recompensa: a diplomação como concluinte do Programa Aprendiz Legal, que é executado em parceria com a Fundação Roberto Marinho.

Os jovens estão integrados às atividades das seguintes empresas: Carl Zeiss Vision, Drogaria Galeti, Tec Auto, Eurokreft, Metz Veículos.

Atualmente, o CIEE/RIO está capacitando 1.800 aprendizes, atendendo a 512 empresas instaladas no Estado, dando sequência à solicitação do Presidente da República, que estipulou como meta, até 2010, ver 800.000 aprendizes em postos de trabalho.

Programação do CIEE Rio na UTV Net canal 11

Estão no ar, nos horários abaixo relacionados, os programas do CIEE/RIO veiculados pela TV Universitária: EDUCAÇÃO EM DEBATE, apresentação do Professor Arnaldo Niskier e LER E RELER, com o Acadêmico Domício Proença.



CIEE na Bienal do Livro

Muito concorrido o estande do CIEE na XIV Bienal do Livro, realizada no Rio Centro. Jovens se cadastrando, buscando informações sobre as novas profissões do mercado, dúvidas quanto ao ENEM, os mais jovens interessados em atividades lúdicas, palestras sobre marketing pessoal, montagem de currículo, inscrição para participar de workshops e jogos de empresa.

No decorrer da Bienal, num conjunto de telas de plasma, são apresentadas as aulas do Acadêmico Evanildo Bechara sobre o acordo ortográfico, flashs do Programa Educação em Debate, com o Acadêmico Arnaldo Niskier e o Programa Ler e Reler, com o Acadêmico Domício Proença.

No último sábado, o CIEE/RIO homenageou o Acadêmico Antonio Olinto, recentemente falecido, colocando no ar o Programa de entrevista veiculado pelo Canal NET 11, TV Universitária, juntamente com a apresentação na Bienal.

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

FORMATURA DA PRIMEIRA TURMA DA UNIDADE MACAÉ

No dia 28 de agosto de 2009 aconteceu a formatura da primeira turma de jovens aprendizes da Unidade de Macaé. Após dois anos de convivência e aprendizado, sete jovens da Unimed Costa do Sol – Agatha Ramos, Alexandra Cotta, Bruno Paiva, Katiana Cristo, Laryssa Leal, Luíza Pereira e Pámela Mahon – puderam comemorar o momento em uma solenidade muito emocionante, que contou com a participação de colegas de turma, das educadoras Lorena da Mata e Tatianne Trindade, dos supervisores Humberto Júnior e Paula Kalec, além de membros dos Recursos Humanos da empresa.


A data foi um marco também para a empresa. Angélica de Oliveira, Analista de Recursos Humanos da empresa, diz que “o Programa Jovem Aprendiz foi muito gratificante para a Unimed. Foi maravilhoso fazer parte da primeira turma de formandos de jovens aprendizes. Participar deste projeto foi enriquecedor para a empresa e para os jovens. Tenho certeza que terão a maior facilidade de colocação no mercado de trabalho e serão motivo de orgulho para todos nós”.


Na solenidade os jovens puderam fazer uma retrospectiva a partir de vídeos, fotografias e trabalhos realizados nos encontros. Foi possível refletir sobre as transformações de postura, atitudes e perspectivas de vida. “Aprendi muito não só para a minha vida profissional, mas também para a pessoal. Mudei conceitos, amadureci e tive experiências essenciais para minha vida”, diz a jovem Alexandra Cotta.


As educadoras concordam que os jovens sairão do programa mais maduros e confiantes no potencial que possuem. “Nesse momento agora bate um medo, medo do mundo lá fora, da realidade que nos aguarda. Mas sei que sou capaz de enfrentá-lo”, diz a jovem Luiza Pereira.

A formatura representa o final de um ciclo importante, mas ao mesmo tempo é o início de uma nova etapa para os jovens, que continuam contando com o apoio de todos os envolvidos. Há infinitos caminhos para serem tomados, mas as experiências vividas neste tempo darão confiança para cada passo dado daqui para frente. Sucesso a todos!



Formando da Unimed + Educadoras do CIEE + Recursos Humanos da empresa

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

CIEE RIO cadastra estudantes na Bienal do Livro

O Centro de Integração Empresa-Escola do Rio de Janeiro participará da 16ª Bienal Internacional do Livro, maior evento editorial do país, de 10 a 20 de setembro. O estande será montado no nº 17 da Rua D, no Pavilhão Laranja do Rio Centro.

Durante o evento o CIEE RIO irá cadastrar jovens interessados em Estágios e, também, em programas de aprendizagem, como o Aprendiz Legal, que é realizado em Convênio com a Fundação Roberto Marinho.

- A expectativa é de que a Bienal atraia 600 mil pessoas. Um público formado por crianças, jovens e adultos. O nosso foco são os estudantes que sempre vem ao Riocentro - afirma o Superintendente do CIEE RIO, Paulo Pimenta.

Especialistas em marketing pessoal irão dar dicas de como o estudante deve preparar um currículo, se comportar numa entrevista. Os jovens receberão noções de empreendedorismo, e informações sobre as carreiras mais promissoras e mercado de trabalho.

Durante os dez dias da Bienal, estarão sendo apresentados no estande os programas produzidos pelo CIEE RIO e veiculados pela UTV – NET Canal 11: Encontro com a Língua Portuguesa com o acadêmico Evanildo Bechara, Ler e Reler com o imortal Domício Proença Filho e Educação em Debate com o acadêmico e Presidente do CIEE/RIO, Arnaldo Niskier.

terça-feira, 8 de setembro de 2009

CIEE inaugura nova sede em Niterói com acesso para deficientes

O Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) inaugura quarta-feira, 9 de setembro uma nova unidade em Niterói. O foco do Presidente da instituição Arnaldo Niskier, que estará presente, é expandir a atuação do órgão na cidade.
O imóvel foi preparado para permitir o acesso de deficientes físicos com rampas de acesso e banheiros adaptados e vai reunir em um só lugar todos os serviços disponíveis pela instituição, como Central de Atendimento, auditório, salas de capacitação e dinâmicas de grupo.

O CIEE RIO atua há mais de 40 anos na cidade e conta hoje com 853 empresas conveniadas e 1649 estagiários em atividade.

Novo endereço irá permitir mais atendimentos
“ O nosso objetivo é melhorar a qualidade do nosso serviço visando a inserção de um maior número de estudantes nos vários ramos de atividade econômicas da região” – afirma o Supervisor Regional, Cléres Azevedo.

Esta semana o CIEE RIO oferece 31 vagas para estudantes de nível médio e universitários de Niterói nos cursos de Administração (7), Arquitetura (4), Biblioteconomia (1), Ciências Econômicas (2), Desenho Industrial (2), Análise de Sistemas (1), Direito (6), Engenharia (2), Letras (1), Química (1). A instituição também está recebendo inscrições de estudantes portadores de deficiência física para estágio em diversas áreas. Os jovens ficarão cadastrados no banco de dados do CIEE no PcD, (Programa de Pessoas com Deficiência).


Serviço
O quê: Inauguração da nova unidade de Niterói
Quando: 9 de setembro (quarta-feira)
Horário: 19 horas
Onde: Marquês de Olinda 101, centro de Niterói

Mais informações à imprensa: com Márcia Prado 9230-4774