segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Encontro de Aprendizes do Estado do Rio de Janeiro

O Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) e a Fundação Roberto Marinho vão realizar, no próximo dia 31, a I Conferência de Aprendizes do Estado do Rio de Janeiro.

O evento vai reunir 200 jovens, do CIEE e de outras instituições do Estado, para discutir a Lei de Aprendizagem que determina que empresas de médio e grande porte contratem jovens aprendizes de 14 a 24 anos, proporcionalmente, entre 5% e 15% do total do seu quadro de trabalhadores e, também, para aprimorar os programas de aprendizagem profissional. As reivindicações e caminhos apontados pelos jovens serão levados para a próxima reunião do Fórum Estadual da Aprendizagem, que será promovido pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

A I Conferência de Aprendizes do Estado do Rio de Janeiro vai acontecer no auditório do campus Menezes Côrtes, da Universidade Estácio de Sá, no centro do Rio, de 9h às 14h. Na programação estão previstas a apresentação da pesquisa “Perfil dos jovens do Aprendiz Legal no Estado do RJ”, realizada pelos aprendizes de Nova Friburgo; um debate sobre os avanços, inovações e entraves da Lei da Aprendizagem no Estado. A formação da Conferência dará oportunidades da divisão dos assuntos por grupos de trabalho, entre outras atividades.

No Rio de Janeiro temos 3.000 jovens contratados por 400 empresas todos beneficiados por essa eficiente modalidade de formação profissional que une treinamento prático e capacitação teórica. No Brasil, são 206.000 aprendizes ao todo, contando com as organizações não governamentais e o Sistema S. A contribuição do CIEE em termos de Brasil, já chega a 30.000 aprendizes e seis mil empresas contratantes.

Para auxiliar essas empresas o CIEE oferece, além de completa assessoria, cursos de capacitação teórica, exigidos pela Lei, em seis diferentes modalidades, utilizando metodologia desenvolvida pela Fundação Roberto Marinho: Comércio e Varejo, Logística, Ocupações Administrativas, Práticas Bancárias, Telesserviços e Turismo.

A meta do governo Lula é ver contratados 800 mil jovens até o fim de 2010.

Serviço: I Conferência de Aprendizes do Rio de janeiro

Data: 31 de agosto – terça-feira.
Horário: 9 às 14 h
Local: Campus Menezes Côrtes- Universidade Estácio de Sá

terça-feira, 17 de agosto de 2010

CIEE vai ajudar os jovens a escrever e falar corretamente

Dos 40 jovens que participam diariamente do processo de seleção do CIEE/Rio, 25% (10 candidatos) a Programas de Estágio são eliminados. Os estudantes não conseguem passar na prova de Português. (Gramática e Redação). Os jovens universitários de vários cursos e períodos cometem erros de ortografia, acentuação, pontuação, concordância e nas redações apresentam dificuldades para organizar idéias e redigir mensagens claras e objetivas.

Os motivos são muitos: desinteresse do jovem pela leitura, maior uso da linguagem informal, adequada às novas tecnologias, redes sociais e chats on line.
Além disso, o estudante já não pratica mais a escrita como antigamente. Atualmente, recebe tudo pronto pela internet. Basta copiar e colar trechos da web para produzir qualquer tipo de trabalho.

Para garantir um bom domínio do idioma e aumentar as chances de contratação dos candidatos, o CIEE/Rio, promove o Seminário da Língua Portuguesa, no dia 18 de agosto. A ideia é ensinar os jovens a escrever e falar de maneira correta e também a lidar com a Reforma Ortográfica. Especialistas na nova grafia como os acadêmicos Arnaldo Niskier, Evanildo Bechara, Domício Proença Filho, o jornalista Adolfo Martins e a professora Luciane Rodrigues Alves vão apresentar as novas regras da língua portuguesa e as diferentes visões da reforma.

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e as empresas mais rigorosas na hora de contratar – “Precisamos melhorar a comunicação verbal e escrita desses jovens para que consigam se sair bem no meio corporativo.”- afirma o Presidente do CIEE/Rio, e acadêmico Arnaldo Niskier.

Um bom currículo, curso de Inglês e Informática só não bastam. O candidato deve ter uma boa fala, dominar a leitura, escrita, compreensão de textos para garantir uma comunicação adequada no ambiente de trabalho e não perder pontos em provas seletivas.

O Coordenador de Processos Seletivos Especiais, Luiz Marinho, dá algumas dicas que podem ajudar o candidato na hora de fazer a sua redação.
“O estudante tem que ler e reler o texto várias vezes e ter a preocupação que a outra pessoa tem que entender o que está lendo. Outra recomendação é lembrar que uma redação tem que ter início, meio e fim ”- explica. No trabalho é bom tomar cuidado não só com a gramática, textos mal escritos podem provocar ruído na comunicação e enterrar de vez a chance do jovem de fazer carreira numa empresa.

PROGRAMAÇÃO
8h30min - Credenciamento
9h - A profundidade das alterações - Acadêmico DOMÍCIO PROENÇA FILHO
9h20min - A riqueza da Língua Portuguesa. - Acadêmico EVANILDO CAVALCANTE BECHARA
10h - A visão do professor de turma. - Professora LUCIANE RODRIGUES ALVES
10h20min - A importância da imprensa como apoio à reforma - Jornalista ADOLFO MARTINS
11h - A paixão pela Língua Portuguesa. - Acadêmico ARNALDO NISKIER
11h20min – Debates
12h - Entrega dos certificados

Serviço:
Seminário da Língua Portuguesa
Data: 18 de agosto – quarta-feira.
Horário: 9 horas
Local: UERJ- Pavilhão João Lyra Filho
Rua São Francisco Xavier, 524- Maracanã
Auditório 11- 1º andar
Inscrições gratuitas no local

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Revista CIEE Rio - Agosto 2010

Visualize a Revista CIEE Rio - Agosto 2010, clicando na imagem da capa