segunda-feira, 30 de junho de 2014

Aprendizes participam de mosaico humano contra exploração do trabalho infantil

Por Luan Costa

No dia 11/06, o FNPETI e a OIT lançaram a campanha mundial contra o trabalho infantil. Uma grande mobilização e a formação de um mosaico humano ...marcaram o lançamento da campanha mundial Todos juntos contra o trabalho infantil. Mais de mil pessoas, entre crianças, adolescentes e adultos, formaram um grande cata-vento humano na Enseada de Botafogo.

O CIEE Rio marcou sua presença no evento, com a participação de cerca de 80 aprendizes, acompanhados por educadores e gestão do Programa Aprendiz Legal.

Antes de participar do evento, contudo, os jovens passaram por uma sensibilização feita por seus educadores em encontros anteriores. Mais do que formar um mosaico, os aprendizes tiveram a consciência de que aquele momento simbolizava uma luta contra um problema estrutural em nossa sociedade.

O catavento é o ícone da luta contra o trabalho infantil e da união de todos os continentes. Ele representa movimento e sinergia, e é também um elemento lúdico e de alegria, que pertence ao universo infantil.

A campanha resgatou o cartão vermelho como tema, e teve por objetivo mobilizar a opinião pública sobre os prejuízos causados pela exploração do trabalho infantil, sobretudo em um período de grandes eventos no Brasil, como a Copa do Mundo.
 

Banda Composta por educadores e aprendizes se apresenta na Rádio Roquette Pinto



Por Igor Flor e Luan Costa

No dia 27/05, a banda Aprendizes da música apresentou-se na Rádio Roquette Pinto. A banda, formada por educadores e jovens aprendi...zes do Programa, gravou o programa Agora no Ar – Teatro em Cena, comandado por Rogéria Gomes, e contou com a presença especial da atriz e comediante Fafy Siqueira, que divulgou o espetáculo Se eu fosse você.

A apresentação foi realizada no auditório da Rádio, a convite da própria Rogéria Gomes, para tocar músicas da cantora Rita Lee que preenche o espetáculo com sua trolha sonora.

A Banda ensaiou durante duas semanas e apresentou as músicas Saúde, Agora Só Falta Você, Mutante e Ovelha Negra, essa última com Fafy como vocalista. A banda se apresentou formada pelos educadores Igor Flor (cajón e tamborim), Rossana Falcão (voz) e o jovem aprendiz Matheus Lopes (violão). A gravação também contou com a presença dos aprendizes da turma AL 331 A, que estavam sob visita com a supervisão da educadora Rossana.

Foi uma excelente oportunidade de colocar em cena algumas das competências trabalhadas no Programa. Pela primeira vez, os aprendizes da banda passaram por um processo de gravação em um veículo de mídia com abrangência em todo o Estado do Rio de Janeiro. 

 

Aprendizes Participam de plantio de árvores no Parque Estadual da Pedra Branca








Por Márcia Felipe e Luan Costa



O CIEE Rio, em parceria com a ONG Sentinela Ambiental e o Instituto Estadual do Ambiente, promoveu o evento Plantando Sementes, em comemoração ao cinquentenário da instituição e homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente. O superintendente do CIEE Rio, Paulo Pimenta, e a Supervisora de Capacitação do Programa,
Márcia Felipe, estiveram no evento e ressaltaram a importância de práticas educativas voltadas para a responsabilidade socioambiental.

A atividade contou com a presença de 50 jovens do Programa Aprendiz Legal, que, acompanhados pelas educadoras Adriana Alves e Michelle Oliveira, e pela Supervisora Márcia Felipe, visitaram o Parque Estadual da Pedra Branca – considerado o maior parque urbano do mundo –, em Campo Grande, e
contribuíram com o plantio de 100 árvores nativas da Mata Atlântica.

A participação dos aprendizes foi muito elogiada pelas educadoras presentes, que ressaltaram a importância de se conscientizar os jovens para a preservação do meio ambiente: incentivar os jovens a terem compromisso com as questões ambientais possibilita a realização de um trabalho de qualidade nas empresas parceiras, uma vez que as organizações possuem programas de gestão ambiental – afirmaram Adriana e Michelle.

Os aprendizes mostraram-se muito dispostos e animados com a participação no evento. Prova disso é o depoimento do aprendiz Marcílio de Araújo, contratado pela empresa Viação Águia Branca: conhecer o Parque Estadual da Pedra Branca foi muito importante para perceber a relação do homem com a natureza e a necessidade de preservação do Meio Ambiente.


terça-feira, 17 de junho de 2014