sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Cerimônia de formatura da turma Aprendiz AL77.

            No dia 30 de novembro tivemos a cerimônia de formatura da 1ª turma de jovens aprendizes da empresa Nova CEDAE. Foi com grande emoção que os 22 jovens da turma AL77 do Programa Aprendiz Legal do CIEE/Rio encerraram sua trajetória nas capacitações teórica e prática.
            Sob o olhar atento de familiares e gestores do CIEE/Rio, Nova CEDAE e Rio Solidário a turma apresentou o projeto de conclusão do Curso de Capacitação em Ocupações Administrativas.
            A elaboração do trabalho deu-se a partir da análise realizada pela educadora diante dos relatos de tristeza dos jovens ao referirem o término do contrato de aprendizagem. “ Precisava ajudá-los nesta despedida então, sugeri uma técnica vivencial para que fosse possível o autoconhecimento, a fim de proporcionar ao grupo maior segurança para continuarem inseridos no mundo do trabalhoreferiu Tatiane LimaEducadora do Módulo Específico.
            A ferramenta utilizada para a elaboração do projeto foi a análise SWOT ou FOFA, base para gestão e planejamento estratégico, conteúdos vistos nos encontros do Módulo Específico. Apresenta-se como um sistema simples para verificar a posição estratégica de uma entidade qualquer (pessoa jurídica ou física) em um determinado ambiente. A técnica foi adaptada à turma que ao final pode identificar os pontos fracos, fortalecer os pontos fortes observando onde estão as oportunidades e as ameaças no mercado de trabalho.
            saudosos, devido ao término do contrato de aprendizagem mas, fortalecidos com  autoconhecimento adquirido, os jovens da turma AL 77, apresentaram o resultado da análise FOFA e entoaram a canção Chega de Saudade do compositor Tom Jobim. A música foi cantada pela aprendiz Sarah Oliveira e tocada  pelo aprendiz saxofonista Wanderson Souza que emocionaram os convidados desta cerimônia juntamente com a aprendiz Karolina Cardoso que encerrou a manhã referindo o texto de Chalita que diz: “O sonho está mais vivo do que nunca neste dia. A caverna cumpriu sua  missão. Não é possível mais viver em seus seguros espaços. É preciso sair para o mundo. Podem abrir as cortinas. O espetáculo vai começar.”