quarta-feira, 21 de março de 2012

Formatura da Turma: TR 03 - APRENDIZ

Nº de formandos: 5
Empresas que participaram do evento:
PAPELARIA BOOZ LTDA ME
TRÊS RIOS AUTOMÓVEIS S A
TRANSA TRANSPORTE COLETIVO LTDA
TECNEURO PRODUTOS CIENTÍFICOS E HOSPITALARES LTDA


No dia 09/02/2012 foi realizada a cerimônia de formatura dos aprendizes Bruno Emanoel Ferreira da Silva e Gleison Machado dos Santos da empresa Três Rios Automóveis S/A, Ewerton Luiz Barbosa do Nasc...imento da empresa Transa Transporte Transporte Coletivo Ltda, Larissa Bastos Ludovino da empresa Tecneuro Produtos Científicos e Hospitalares Ltda e Marianna Haubrick de Carvalho da emrpesa Papelaria Papelito Ltda ME. Foi um dia de muita alegria para as famílias e para as empresas contratantes, pois um ciclo se encerrou, porém outro se inicou com as efetivações. O jovem Ewerton, representando seus colegas, discursou sobre os dois anos vividos com muita intensidade:

"O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis. " (Fernando Pessoa).
Essa frase de Fernando Pessoa retrata bem o importante momento que passamos: intenso, inexplicável e incomparável. Assim foi esse tempo em que estivemos juntos. Um período no qual descobrimos o mundo. Estudamos, brincamos, aprendemos, sorrimos. Juntos, alunos, funcionários e professores vivemos intensamente muitos momentos alegres, produtivos, positivos e inesquecíveis. Momentos esses que, sabemos, permanecerão em nossas vidas, como uma marca muito agradável em nossos corações. Cativamos e fomos cativados. Responsabilidade, aprendemos a ter. Responsabilidade com nossas palavras, com nossas atitudes, com toda a nossa vida. Responsabilidade, ao contrário do que muitos dizem, é liberdade. Liberdade de escolher nosso próprio caminho e de defender de maneira racional interesses em prol da coletividade, pois tivemos verdadeiras lições de uma arte chamada política. Liberdade de trilhar veredas possíveis e impossíveis. Escolher o destino. O futuro. Não temos medo do que virá. É importante não nos esquecermos de onde viemos e que mudanças sofremos ao longo desses desafiadores e, muitas vezes, dolorosos anos. Dolorosos sim, pois assistimos a algumas tentativas de nos desanimarmos antes de chegar ao fim. Talvez não tenha sido pior graças a grandes educadores que tivemos, que não só se preocuparam em cumprir suas obrigações profissionais, mas souberam defender a qualidade dos ensinamentos, cada um com sua abordagem e sua filosofia de vida. Somos sinceramente gratos.
Tivemos a oportunidade de conviver com pessoas diferentes. Dentre elas, muitos se destacaram. Alguns como questionadores; outros, pela capacidade de expressão e liderança; outros primaram pela organização e pontualidade. Há também aqueles que foram verdadeiros exemplos de dedicação e persistência. E como não poderia faltar, aqueles responsáveis por alegrar todas as aulas e motivar os amigos. Ah, as amizades… Essas, não precisamos nem comentar, pois sem dúvida são sinceras, repletas de carinho e dedicação. E a todos esses queridos amigos com quem não conviveremos mais diariamente nessa nova fase da vida, só temos a dizer muito obrigado. Até mesmo nos momentos de adversidade, aprendemos. Aprendemos a ser mais humildes e a trabalhar em equipe.
Estamos convictos de que todas essas experiências podem ser proveitosas para enriquecer nosso aprendizado como seres humanos e servem de modelo para o que devemos e o que não devemos repetir. Muito obrigado, Fabiana por dividir conosco os ensinamentos, e desculpe a conversa e a agitação, "eles" fazem parte da idade.
Para finalizar, gostaríamos de enfatizar que esse momento não é um momento de tristeza porque nos despedimos. Não; esse é um momento de reflexão, de aceitação. De olhar para frente. Um momento de admitir que a vida de cada um de nós é feita de fases. Tudo muda. O mundo muda; mudamos nós. Amadurecemos, e não envelhecemos, só envelhece quem quer. Nossas prioridades mudam e mudarão; nossa leitura de mundo, também. Devemos não nos entristecer porque as coisas acabaram, e sim agradecermos porque elas existiram. Aliás, nada aqui acabou; muito pelo contrário. Esse é tão somente o começo, o ponto de partida para uma geração com vontade e disposição para mudar as coisas. Mudar a própria sina, mudar a realidade que nos cerca. Chegou a vez dessa geração, da nossa geração, mostrar para o mundo lá fora que tipo de ensinamento que recebemos. Chegou a hora e a vez de mostrar nossa cara, nossa cara de orgulho por ter sido Aprendizes da turma AL CIEE TR 03 do CIEE de TRÊS RIOS.
Nossa formatura é um momento de orgulho em nossas vidas, um acontecimento feliz e inesquecível, abrilhantado por momentos de profundo contentamento, alegrias e grandes esperanças para o futuro.

Obrigado Pais, Empresas, CIEE, Educadores e amigos. Não diremos adeus, mas sim um "até qualquer dia "!"