quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Educadora do Aprendiz Legal ministra palestra na Marinha


Tatiana Medina, Assistente de Treinamento do Programa, fala sobre qualidade de ensino e mercado de trabalho

Por Luan Costa

 A assistente de treinamento Tatiana Medina, educadora do Programa Aprendiz Legal, foi convidada para ministrar palestra para Oficiais do Grupamento de Fuzileiros da Marinha – comandado pelo Vice-Almirante (FN) Carlos Alfredo Leitão –, todos pais de crianças e jovens participantes do Projeto Educar, que é conduzido pela Primeiro-Tenente (RM2-T) Kátia Cilene da Cunha Freire. O projeto, desenhado como um programa de apoio educacional, realiza doações de kits escolares, materiais didáticos e paradidáticos, pagamento de mensalidades escolares e realização de reuniões e palestras com os militares atendidos.
 
Com a vivência dos encontros ministrados para os jovens do Aprendiz Legal, do CIEE Rio, Tatiana pôde aliar teoria e prática para trabalhar os temas propostos para o evento.
O tema da palestra foi Qualidade de Ensino para o Mercado de Trabalho. Na apresentação, Tatiana falou sobre a construção da identidade do jovem e as implicações dessas vivências para a escolha de uma carreira profissional no futuro. Para isso, a palestrante procurou sensibilizar a plateia com uma dinâmica inicial, que envolvia o seguinte questionamento: “Meu filho nasceu para ser...”. A partir dessa discussão, foram abordadas as expectativas inicias dos pais com relação ao futuro profissional de seus filhos e a construção de um projeto de vida a partir de uma lógica biopsicossocial
 
Por fim, foram debatidas as diferenças atuais entre orientação vocacional e orientação profissional, com foco na orientação profissional como um processo de autoconhecimento, conhecimento de mercado e profissões, bem como suas etapas e sua metodologia.