quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Um Caso de Sucesso no Programa Aprendiz Legal


Entrevistado por Érica Aragão Monteiro (Educadora – CIEE Rio)

Erick Silva, 18 anos. Aprendiz da empresa Apolo Tubos. Entrou no Programa Aprendiz Legal aos 16 anos. Foi aprovado para Escola de Aprendizes de Marinheiro e está saindo do Programa Aprendiz com uma linda trajetória.

- Erick, nos conte um pouco da sua história de vida?

Sou morador da Pavuna, mais especificamente de uma comunidade: O Morro do Chapadão. Minha família é pobre, mas nunca passamos fome. Tive muitas carências materiais, que me ensinaram a lidar com o que não tinha e com o que eu queria ter e não podia, trazendo um amadurecimento forçado... até  pela perda do meu pai, tive que aprender a ser homem cedo. Eu era o único homem da família.

Tenho 5 irmãos, sou o caçula. Tenho uma irmã que abandou os estudos por ter engravidado. Todos os outros foram por outros caminhos, e abandonaram o estudo. Tenho uma irmã que é deficiente mental, ela tem  22 anos. Um único irmão tem um bom emprego, mas não tem nível superior. Eu pretendo ser engenheiro naval.

- Quais eram as suas expectativas ao entrar no Programa Aprendiz?

As minhas expectativas eram que eu poderia passar a ajudar minha família. Ter salário,  renda, pagar meus cursos... Superei as expectativas, pois recebi muitas coisas que trouxeram aprendizagem e  amadurecimento como profissional e pessoa. Aprendi que dinheiro faz parte, mas não é tudo. O que importa é o que você vai aprender e tirar daquela experiência profissional. Hoje sei também valorizar o tempo, aproveitando as oportunidades e projetando o futuro.

- Qual foi o maior ganho que você obteve no Programa Aprendiz Legal?

Meu maior ganho foi saber realizar administração financeira, assim as outras coisas na sua vida se tornam mais simples de realizar. Tendo que pensar em não gastar com todas as coisas que os jovens são influenciados a comprar... Isso me fez crescer como pessoa.

A empresa e o CIEE também me ajudaram a agregar blocos de conhecimento na construção da minha vida.

- O Programa Aprendiz te proporcionou algum aprendizado ou ganho na sua vida pessoal? Qual(is)?

O maior ganho na minha vida pessoal foi aprender a  lidar com as pessoas, respeitando as diferenças, saber ter relações interpessoais. 

- Erick, você pode deixar uma mensagem para os jovens que, assim como você, pretendem entrar para o mundo do trabalho e realizar seus sonhos?

Deixo uma mensagem para os jovens que acho que é de  Willim Shakespeare: “ Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o que com frequência poderíamos ganhar. Pelo simples medo de arriscar.”

Acho que a vida do jovem é isso : Você olha para piscina, você pensa que ela é funda, mas ela é rasa, ou ao contrário... e você não pula. Você tem que olhar e submergir nessa água, arriscando-se.