Os jovens
aprendizes da Turma TR 03 realizaram uma pesquisa de campo com a população de
Três Rios para identificar o quantitativo de pessoas que conheciam os órgãos de
defesa do consumidor, quantas tiveram seus problemas solucionados por estes e
quantas desistiram de lutar por seus direitos devido a demora ou pela não
resolução dos problemas. Os próprios aprendizes após a pesquisa fizeram as
estatísticas e as colocaram em gráficos. Os jovens constataram que 49% dos
entrevistados tiveram problemas, mas conseguiram solucioná-los diretamente com
o fornecedor ou através dos órgãos de defesa do consumidor. 34,4% tiveram
problemas, mas não quiseram solucioná-los e 16,6% disseram que não tiveram
problemas. Os aprendizes entrevistaram 87 pessoas e todas disseram ter
conhecimento sobre os órgãos de defesa do consumidor.
Os estudantes relataram sobre a experiência:
“Nosso trabalho de pesquisa foi muito legal, com o intuito
de saber as experiências que o povo já teve em relação a problemas com produtos
e serviços. Descobrimos que nem sempre as empresas se responsabilizam com
aquilo que prometem e que os consumidores,
na maioria das vezes, precisam recorrer aos órgãos de defesa do
consumidor, onde os processos demoram para se resolver.” Johnny Vieira –
Aprendiz em ocupações administrativas na Unimed – Três Rios.
“Foi divertido, interessante e marcante. Trabalhamos nossa
timidez e nossa desenvoltura acima de tudo, envolvimento com o meio social e
suas características.” Victória Molgado – Aprendiz em ocupações administrativas
na PHX Embalagens.
“Gostei muito dessa atividade, pois nos motivou a ter
liderança e confiança em nós mesmos.” Vinícius Lourenço – Aprendiz em ocupações
administrativas na Casa cardão.
“Foi uma experiência nova e uma boa oportunidade para ver o
nosso progresso, tanto na capacidade de falar em público quanto de ouvir a
opinião das pessoas.” Rafael Alves – Aprendiz em ocupações administrativas na
Nestlé Sudeste – Três Rios.
“Foi muito bom fazer essa pesquisa e saber o que os
consumidores pensam a respeito de procurar ou não seus direitos quando possuem
algum problema.” Maria Tereza Leal – Aprendiz em logística na Associação Congregação
de Santa Catarina – HTO.