segunda-feira, 1 de outubro de 2012

APRENDIZES EM PESQUISA DE CAMPO - Três Rios


            Os jovens aprendizes da Turma TR 03 realizaram uma pesquisa de campo com a população de Três Rios para identificar o quantitativo de pessoas que conheciam os órgãos de defesa do consumidor, quantas tiveram seus problemas solucionados por estes e quantas desistiram de lutar por seus direitos devido a demora ou pela não resolução dos problemas. Os próprios aprendizes após a pesquisa fizeram as estatísticas e as colocaram em gráficos. Os jovens constataram que 49% dos entrevistados tiveram problemas, mas conseguiram solucioná-los diretamente com o fornecedor ou através dos órgãos de defesa do consumidor. 34,4% tiveram problemas, mas não quiseram solucioná-los e 16,6% disseram que não tiveram problemas. Os aprendizes entrevistaram 87 pessoas e todas disseram ter conhecimento sobre os órgãos de defesa do consumidor.


Os estudantes relataram sobre a experiência:


Nosso trabalho de pesquisa foi muito legal, com o intuito de saber as experiências que o povo já teve em relação a problemas com produtos e serviços. Descobrimos que nem sempre as empresas se responsabilizam com aquilo que prometem e que os consumidores,  na maioria das vezes, precisam recorrer aos órgãos de defesa do consumidor, onde os processos demoram para se resolver.” Johnny Vieira – Aprendiz em ocupações administrativas na Unimed – Três Rios.


Foi divertido, interessante e marcante. Trabalhamos nossa timidez e nossa desenvoltura acima de tudo, envolvimento com o meio social e suas características.” Victória Molgado – Aprendiz em ocupações administrativas na PHX Embalagens.


Gostei muito dessa atividade, pois nos motivou a ter liderança e confiança em nós mesmos.” Vinícius Lourenço – Aprendiz em ocupações administrativas na Casa cardão.


Foi uma experiência nova e uma boa oportunidade para ver o nosso progresso, tanto na capacidade de falar em público quanto de ouvir a opinião das pessoas.” Rafael Alves – Aprendiz em ocupações administrativas na Nestlé Sudeste – Três Rios.


Foi muito bom fazer essa pesquisa e saber o que os consumidores pensam a respeito de procurar ou não seus direitos quando possuem algum problema.” Maria Tereza Leal – Aprendiz em logística na Associação Congregação de Santa Catarina – HTO.