terça-feira, 17 de agosto de 2010

CIEE vai ajudar os jovens a escrever e falar corretamente

Dos 40 jovens que participam diariamente do processo de seleção do CIEE/Rio, 25% (10 candidatos) a Programas de Estágio são eliminados. Os estudantes não conseguem passar na prova de Português. (Gramática e Redação). Os jovens universitários de vários cursos e períodos cometem erros de ortografia, acentuação, pontuação, concordância e nas redações apresentam dificuldades para organizar idéias e redigir mensagens claras e objetivas.

Os motivos são muitos: desinteresse do jovem pela leitura, maior uso da linguagem informal, adequada às novas tecnologias, redes sociais e chats on line.
Além disso, o estudante já não pratica mais a escrita como antigamente. Atualmente, recebe tudo pronto pela internet. Basta copiar e colar trechos da web para produzir qualquer tipo de trabalho.

Para garantir um bom domínio do idioma e aumentar as chances de contratação dos candidatos, o CIEE/Rio, promove o Seminário da Língua Portuguesa, no dia 18 de agosto. A ideia é ensinar os jovens a escrever e falar de maneira correta e também a lidar com a Reforma Ortográfica. Especialistas na nova grafia como os acadêmicos Arnaldo Niskier, Evanildo Bechara, Domício Proença Filho, o jornalista Adolfo Martins e a professora Luciane Rodrigues Alves vão apresentar as novas regras da língua portuguesa e as diferentes visões da reforma.

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e as empresas mais rigorosas na hora de contratar – “Precisamos melhorar a comunicação verbal e escrita desses jovens para que consigam se sair bem no meio corporativo.”- afirma o Presidente do CIEE/Rio, e acadêmico Arnaldo Niskier.

Um bom currículo, curso de Inglês e Informática só não bastam. O candidato deve ter uma boa fala, dominar a leitura, escrita, compreensão de textos para garantir uma comunicação adequada no ambiente de trabalho e não perder pontos em provas seletivas.

O Coordenador de Processos Seletivos Especiais, Luiz Marinho, dá algumas dicas que podem ajudar o candidato na hora de fazer a sua redação.
“O estudante tem que ler e reler o texto várias vezes e ter a preocupação que a outra pessoa tem que entender o que está lendo. Outra recomendação é lembrar que uma redação tem que ter início, meio e fim ”- explica. No trabalho é bom tomar cuidado não só com a gramática, textos mal escritos podem provocar ruído na comunicação e enterrar de vez a chance do jovem de fazer carreira numa empresa.

PROGRAMAÇÃO
8h30min - Credenciamento
9h - A profundidade das alterações - Acadêmico DOMÍCIO PROENÇA FILHO
9h20min - A riqueza da Língua Portuguesa. - Acadêmico EVANILDO CAVALCANTE BECHARA
10h - A visão do professor de turma. - Professora LUCIANE RODRIGUES ALVES
10h20min - A importância da imprensa como apoio à reforma - Jornalista ADOLFO MARTINS
11h - A paixão pela Língua Portuguesa. - Acadêmico ARNALDO NISKIER
11h20min – Debates
12h - Entrega dos certificados

Serviço:
Seminário da Língua Portuguesa
Data: 18 de agosto – quarta-feira.
Horário: 9 horas
Local: UERJ- Pavilhão João Lyra Filho
Rua São Francisco Xavier, 524- Maracanã
Auditório 11- 1º andar
Inscrições gratuitas no local