segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Encontro de Aprendizes do Estado do Rio de Janeiro

O Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) e a Fundação Roberto Marinho vão realizar, no próximo dia 31, a I Conferência de Aprendizes do Estado do Rio de Janeiro.

O evento vai reunir 200 jovens, do CIEE e de outras instituições do Estado, para discutir a Lei de Aprendizagem que determina que empresas de médio e grande porte contratem jovens aprendizes de 14 a 24 anos, proporcionalmente, entre 5% e 15% do total do seu quadro de trabalhadores e, também, para aprimorar os programas de aprendizagem profissional. As reivindicações e caminhos apontados pelos jovens serão levados para a próxima reunião do Fórum Estadual da Aprendizagem, que será promovido pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

A I Conferência de Aprendizes do Estado do Rio de Janeiro vai acontecer no auditório do campus Menezes Côrtes, da Universidade Estácio de Sá, no centro do Rio, de 9h às 14h. Na programação estão previstas a apresentação da pesquisa “Perfil dos jovens do Aprendiz Legal no Estado do RJ”, realizada pelos aprendizes de Nova Friburgo; um debate sobre os avanços, inovações e entraves da Lei da Aprendizagem no Estado. A formação da Conferência dará oportunidades da divisão dos assuntos por grupos de trabalho, entre outras atividades.

No Rio de Janeiro temos 3.000 jovens contratados por 400 empresas todos beneficiados por essa eficiente modalidade de formação profissional que une treinamento prático e capacitação teórica. No Brasil, são 206.000 aprendizes ao todo, contando com as organizações não governamentais e o Sistema S. A contribuição do CIEE em termos de Brasil, já chega a 30.000 aprendizes e seis mil empresas contratantes.

Para auxiliar essas empresas o CIEE oferece, além de completa assessoria, cursos de capacitação teórica, exigidos pela Lei, em seis diferentes modalidades, utilizando metodologia desenvolvida pela Fundação Roberto Marinho: Comércio e Varejo, Logística, Ocupações Administrativas, Práticas Bancárias, Telesserviços e Turismo.

A meta do governo Lula é ver contratados 800 mil jovens até o fim de 2010.

Serviço: I Conferência de Aprendizes do Rio de janeiro

Data: 31 de agosto – terça-feira.
Horário: 9 às 14 h
Local: Campus Menezes Côrtes- Universidade Estácio de Sá