quarta-feira, 25 de abril de 2012

APRENDIZES EM ATIVIDADE

 
Os aprendizes da turma TR 03 de Três Rios, no encontro sobre Planejamento Financeiro, foram motivados a visitar um supermercado para analisar os preços dos produtos e com isso verificar a importância de planejar o orçamento familiar.
Tendo como inspiração uma situação que lhes foi passada antes da visita: Se colocarem no lugar de um casal onde a família é formada por quatro pessoas: marido, esposa e dois filhos com idades entre 2 e 5 anos. Somente o esposo trabalha e tem uma renda de R$ 622,00 (seiscentos e vinte e dois Reais).
No primeiro momento em sala os aprendizes fizeram uma lista dos itens necessários para a compra do mês, depois foram para a atividade de campo fazer a verificação do preço de cada produto contido na lista.
Após a cotação dos preços e a verificação do valor total das compras, os jovens puderam perceber a importância de planejar o salário e, principalmente, de cortar gastos desnecessários para que o orçamento não seja comprometido e o controle financeiro tenha uma vida saudável.
"Quando constituímos uma família, precisamos ter a consciência de que temos que cuidar da vida de outras pessoas além da nossa. A ida ao supermercado me ajudou a ter uma ideia das situações que irei enfrentar caso não tenha um bom planejamento e controle das minhas despesas, além de me colocar no lugar dos meus pais e ver a grande responsabilidade que está nas mãos deles. Vendo esta situação, sei que tenho que me empenhar para ter uma profissão digna e satisfatória não só para mim, mas para as pessoas que no futuro estarão ao meu redor." Aprendiz Andresa Ribeiro - CIEE