segunda-feira, 2 de abril de 2012

“O Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo foi instituído pela ONU em dezembro de 2007, que definiu a data de 2 de abril como Dia Mundial do Autismo, data de conscientização, justamente para informar a sociedade e quebrar tabus, eliminar preconceitos e barreiras. Autismo é um transtorno desconhecido para muitos. A maioria das pessoas não sabe que existe um espectro. Dessa forma o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo busca esclarecer o que vem a ser o Autismo e disseminar informações sobre a importância do diagnóstico e da intervenção precoce”.
Autismo é uma síndrome definida por alterações presentes desde idades muito precoces, tipicamente antes dos três anos de idade, e que se caracteriza sempre por desvios qualitativos na comunicação, na interação social e no uso da imaginação.


Entre as suas características estão a dificuldade acentuada no uso de comportamentos não-verbais (contato visual, expressão facial, gestos); dificuldade na fala (muitos não adquirem essa habilidade); sociabilidade seletiva; padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses e atividades, seguir uma rotina de vida e resistir mais do que uma pessoa comum resistiria quando ela é mudada e tendência a uma leitura concreta e imediatista do contexto, seja ele linguístico ou ambiental ("levar tudo ao pé da letra").

Crianças autistas muitas vezes nos surpreendem. Podem conquistar objetivos inimagináveis com o apoio dos seus familiares e terapeutas. Há muitos exemplos de autistas de sucesso, que chegaram à faculdade e que tiveram uma carreira brilhante. Um grande exemplo é a norte-americana Temple Grandin, que além de estudiosa do comportamento animal, profere palestras sobre o tema do Autismo pelo mundo afora”.



Mais informações, no site www.revistaautismo.com.br .