segunda-feira, 30 de junho de 2014

Aprendizes participam de mosaico humano contra exploração do trabalho infantil

Por Luan Costa

No dia 11/06, o FNPETI e a OIT lançaram a campanha mundial contra o trabalho infantil. Uma grande mobilização e a formação de um mosaico humano ...marcaram o lançamento da campanha mundial Todos juntos contra o trabalho infantil. Mais de mil pessoas, entre crianças, adolescentes e adultos, formaram um grande cata-vento humano na Enseada de Botafogo.

O CIEE Rio marcou sua presença no evento, com a participação de cerca de 80 aprendizes, acompanhados por educadores e gestão do Programa Aprendiz Legal.

Antes de participar do evento, contudo, os jovens passaram por uma sensibilização feita por seus educadores em encontros anteriores. Mais do que formar um mosaico, os aprendizes tiveram a consciência de que aquele momento simbolizava uma luta contra um problema estrutural em nossa sociedade.

O catavento é o ícone da luta contra o trabalho infantil e da união de todos os continentes. Ele representa movimento e sinergia, e é também um elemento lúdico e de alegria, que pertence ao universo infantil.

A campanha resgatou o cartão vermelho como tema, e teve por objetivo mobilizar a opinião pública sobre os prejuízos causados pela exploração do trabalho infantil, sobretudo em um período de grandes eventos no Brasil, como a Copa do Mundo.