quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Cinema para reflexão na atuação das práticas diárias

Neste mês de Agosto o cine-debate promoveu a projeção do filme O Milagre de Anne Sullivan, filme de 1962 que conta a história Annie Sullivan, uma professora de 20 anos de idade vinda de Boston, que consegue entrar em contato com Helen, uma criança surdocega, através do poder do toque - a única ferramenta que elas têm em comum - e guiar a sua corajosa pupila numa milagrosa jornada a felicidade e à luz.

Durante a projeção os participantes tiveram a oportunidade de assistir a um filme premiado em diversos festivais, inclusive o Oscar, e se surpreender com a qualidade das cenas e a brilhante atuação dos atores em cena.

Após a projeção tivemos um debate mediado por um roteiro em que se buscou questionar a importância de atuação da profissional quanto a possibilidade de aprendizagem da jovem Helen. Foi enriquecedor para o grupo debater a importância no investimento no desenvolvimento social, emocional e intelectual da jovem com necessidades educacionais especiais.

Seguindo o debate, foi questionado a preparação da sociedade para receber as pessoas com necessidades especiais que estão cada vez mais aumentando seus anos de escolarização, buscando assim, melhores oportunidade de trabalho e emprego. A partir desse questionamento, os participantes deixaram claro que temos ainda um caminho longo pela frente em busca da real inclusão e participação social de pessoas com deficiência. Somos desta forma, todos responsáveis por esse processo, pois como futuros profissionais ou profissionais já atuantes, iremos receber e atuar junto com este público, tendo a oportunidade de modificar antigos preconceitos e caminhar para uma inclusão com participação.


CIEE Rio - Coordenação de Programas Especiais - Programa Desenvolvendo Pessoas