quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Seminário Internacional de Políticas de Juventude - Debatendo os Programas Internacionais


Foi realizado nos dias 7 e 8/07/2011 o Seminário Internacional de Políticas de Juventude, realizado pela Coordenadoria de Juventude Cidadã da Prefeitura do Rio de Janeiro com o apoio da Fundação Getúlio Vargas – Projetos. Esse evento faz parte de uma série de três seminários temáticos que contribui para o desenvolvimento de Políticas de Juventude da Cidade do Rio de Janeiro.

O objetivo central do evento é aprofundar o debate sobre as políticas públicas de juventude a partir de perspectivas internacionais e conhecer os principais programas internacionais voltados para jovens. Gestores de secretarias do governo e de instituições que trabalham com jovens e adolescentes estiveram presentes para analisar as ações existentes no parâmetro internacional e contribuir com o desenvolvimento de políticas públicas e sociais que promovam a inclusão de jovens e adolescentes brasileiros.

O Seminário convocou representantes de governo, sociedade civil organizada, parlamentares, academia, especialistas da área de juventude e os próprios jovens a fim de que esses possam receber informações que lhes capacite e inspire para uma melhor formulação e consequente gestão das políticas de juventude no Brasil e, em específico, na cidade do Rio de Janeiro.

Estiveram presentes: AIESEC (organização Internacional); BemFam, representada por Ney Costa, pioneira na área de planejamento familiar no Brasil; a organização Internacional do Reino Unido para educação e relações culturais British Council com seu palestrante Gordon Blankely (Membro da Comissão Executiva da Agencia Nacional de Juventude na Inglaterra, escritor da 1ª versão da Política de Juventude Européia; Dr. Hector Castillo, sociólogo, coordenador da Unidade de Estudos sobre juventude UNAM, México; Ditta Dolejsiova, Master em Relações Internacionais da Escola Internacional de Ciências Humanas e Sociais da Universidade de Amsterdã; Dr. Luis Edmundo Aguiar, Pró- Reitor de Extensão do Instituto Federal do Rio de Janeiro, representante do MEC; Dr. Ernesto Rodriguez, do Centro Latino Americano de Juventude (CELAJU), Uruguai;Dr. Howard Williamson, professor de Políticas Européias de Juventude na Universidade de Glamorgan, Wales , Reino Unido.

O seminário abordou a importância de criação de um sistema de Informação unificado que trate sobre o jovem no mundo, ressaltou ainda a importância das redes sociais como canais de socialização e inclusão do jovem na valorização e perspectiva de cidadania ampliada. Ainda demonstrou com a participação do Dr. Hector Castillo a experiência da Cidadania Ativa, ou seja, como a participação juvenil no protagonismo de políticas sociais voltadas para jovens trouxeram excelentes resultados no mundo. Por fim, a empregabilidade juvenil, experiências na área de formação profissional e qualificação para o mercado de trabalho com o atual representante do MEC Dr. Luis Edmundo Aguiar Pró Reitor de Extensão do IFRJ , quando foi ressaltada a qualificação profissional do jovem e adolescente para concretização da autonomia deste como cidadão detentor de direitos e deveres na sociedade. O Centro Integração Empresa Escola - CIEE/ RIO, esteve representado pela presença da Coordenadora de Programas Especiais Luciane Cruz, pela Supervisora do Programa Desenvolvendo Pessoas Valéria Moreno e pelas Assistentes de Treinamento Alciléia Alves e Tatiana Monteiro do Programa Aprendiz Legal, para reiterar a experiência do Programa Aprendiz e do Programa de Estágio, desenvolvido pela instituição no Rio de Janeiro e o impacto que esta política social de inclusão pode causar nos indicadores de economia do município.



Tatiana Monteiro
Assistente de Treinamento