sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Tecnologia a Serviço da Cultura


Os jovens do Programa Mais - Módulo I participaram no dia 19 de julho da visita ao Centro Cultural Oi Futuro, importante atividade integrante do conteúdo pedagógico do ano de 2011. O espaço tem como proposta trazer ao público a interação entre inovação e tradição histórica, mostrando o quanto a convergência de ideias, linguagens e gerações pode ser inovador e ocorrer de forma harmônica e interativa.

Acompanhando a oficina, esteve presente a estagiária da ExxonMobil Larissa Abreu, que entrevistou os jovens buscando reunir informações quanto a sua escolha profissional e a importância do Programa Mais para suas vidas. Toda esta mediação foi realizada pela assistente de treinamento Andréia Gomes, que acompanhou o relato dos entrevistados.

Iniciando a visita ao Centro Cultural, o grupo foi acompanhado pelo educador Hugo – colaborador do Programa Educativo do Oi Futuro – que realizou uma primeira intervenção no grupo ao questionar a todos a funcionalidade de um museu, qual sua importância para a sociedade e quais eram as experiências pessoais de cada um em relação a este tipo de espaço cultural. Esse primeiro trabalho teve como proposta falar sobre o espaço e apresentar a mudança de paradigma que o Centro Cultural Oi Futuro promove.

Prosseguindo a visita, o educador Hugo chamou a atenção para o aproveitamento do espaço físico – fachada tombada pelo patrimônio histórico – em que podemos observar a interação das diversas expressões artísticas que estão em exposição no local.

Quanto à atividade principal, visita ao museu das Telecomunicações, os jovens ficaram impressionados com a tecnologia interagindo com o conteúdo histórico onde foi possível observar ambos se complementando. Neste momento da visita foi utilizado um aparelho auditivo e um controle pessoal, onde todos poderiam interagir com as obras de forma autônoma.

Alguns relatos dos jovens retratam bem a importância dessa visita: "Superou nossas expectativas" (Kamilla); "Eu não gosto de museu, não podemos mexer em nada. Mas lá (Oi Futuro) peguei no telefone, é muito diferente" (Eliane); "Aquela sala de depoimentos... nossa, foi muito assustador, muito real"(Maxion); "O local, além da tecnologia, é muito bonito, os espaços são bem aproveitados"(Igor); "Fiquei chocado com a exposição que estava lá (performance) a pessoa se mutilava, foi assustador"(Maxion); "Já adicionei no meu Facebook o Hugo (educador do Oi Futuro) e ele me aceitou" (Kamila); "Vou levar minha irmã lá" (Kamila / Eliane também concordou).

CIEE Rio - Coordenação de Programas Especiais - Programa Desenvolvendo Pessoas