sexta-feira, 5 de outubro de 2012

APRENDIZ - Conhecendo a Realidade Local

No dia 20 de setembro, foi realizada uma atividade externa com a Turma AL 179, sob a orientação da educadora Cristiane Lacerda com a caminhada guiada pelo educador Igor Flor, historiador por formação.  A caminhada foi realizada na região da Praça Onze no Centro da Cidade do Rio de Janeiro, local em que os 13 jovens presentes realizaram o circuito neste Corredor Cultural.
            A caminhada consistiu em visita a parte externa da extinta Fábrica de Gás (atualmente resta o pórtico conservado), Canal do Mangue, Sambódromo,  Creche da Tia Ciata, Estátua do Zumbi dos Palmares e Arquivo Geral da Cidade do Rio de JaneiroAGCRJ, neste último, sob a orientação das gerentes de Apoio Técnico do arquivo, Sheila Riente e Ruth Pontes, onde foi possível realizar uma visitação detalhada na instituição. Neste momento, os jovens tiveram contato com fotos e imagens antigas da cidade, realizando uma comparação com os dias atuais e fazendo assim um questionamento das transformações que a região sofreu ao longo do tempo com a intervenção humana.
  
         A atividade não serviu apenas para proporcionar um momento de lazer, mas para desenvolvimento sociocultural dos jovens sendo um momento privilegiado para manifestações de hábitos, culturas e expressões. Importante ressaltar o valor histórico da atividade, onde vários jovens atualmente desconhecem suas raízes culturais.
A atividade foi muito interessante. Não conhecia este local, pois sempre me prendia ao espaço da capacitação teórica”, disse o jovem Vicente Santos Lucas da Silva  em posterior avaliação da atividade feita pela educadora.
o aprendiz Jean Angelo Dias Filgueiras , ressaltou a importância da existência do AGCRJ: “A atividade foi muito rica, principalmente o acesso a fotos antigas de todo Rio de Janeiro disponível no Arquivo Geral da Cidade”.