terça-feira, 30 de outubro de 2012

Aprendiz - Três Rios - Desenvolvendo a responsabilidade ambiental na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2012

             Os aprendizes da turma TR 06 de Três Rios participaram da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia apresentando um sabão ecológico feito a partir de óleo de cozinha reutilizado. Essa intenção surgiu no encontro sobre Responsabilidade Social e Sustentabilidade, onde os aprendizes tiveram a ideia de conscientizar a população que é possível sim dar um destino para o óleo, onde a maioria das pessoas descartam e muitas vezes de forma incorreta.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia que  acontece no Brasil desde 2004, tem o objetivo de mobilizar a população, em especial,  crianças e jovens, em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia, valorizando a criatividade, a atitude científica, a inovação e a importância da ciência e da tecnologia para o desenvolvimento do país. O tema da Semana este ano foi “Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza”, em função de ter sido o tema da Conferência Rio+20.

Ao longo de dois meses os jovens se prepararam. Criaram um nome para o sabão, elaboraram uma logomarca, pensaram na distribuição das receitas para o público e na apresentação.

O evento que ocorreu entre os dias 15 a 21 de outubro, contou com a participação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, da Universidade Severino Sombra, do CEDERJ, do SESC, do CIEE e de professores e alunos da rede municipal de ensino.

O evento foi um sucesso e os aprendizes tiveram seu estande repleto de visitantes, dentre elas, empresas parceiras, familiares, professores e amigos dos jovens. Os aprendizes orientaram e conscientizaram desde crianças até adultos. Explicaram como foi feito, o motivo, distribuíram as receitas e o sabão que produziram. Todos embalados e etiquetados.

Os jovens deram exemplos de empreendedorismo, cidadania, trabalho em equipe, protagonismo e iniciativa.
 

Participar da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia foi uma experiência muito boa. Muitas pessoas não sabiam que o óleo que utilizamos para fazer o sabão era reutilizado e que ainda dava para fazer sabão. As pessoas chegavam no estande e perguntavam o que era. Quando nós falávamos que era sabão de óleo de cozinha reutilizado, eles ficavam surpreendidos e empolgados com a ideia. Logo perguntavam se tinham receita para levarem para casa para tentar fazer. A ideia surgiu a partir de nós e a nossa educadora, Fabiana Almeida, aceitou. Produzimos e distribuímos o nosso “Eco Sabão Legal”. Todos os visitantes adoraram e comprovaram a eficiência do produto.” - Aprendizes da TR 06.